A possibilidade de Santa Maria manter os voos diretos com São Paulo, a partir de 9 de maio, será discutida nesta segunda-feira (17), às 15h, no Palácio Piratini. Os secretários estaduais da Casa Civil, Artur Lemos, dos Transportes, Juvir Costella, e o líder do governo e presidente da Frente de Aviação, Frederico Antunes, vão se reunir com dois diretores da Gol Linhas Aéreas e com os prefeitos de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) e de Uruguaiana, Ronnie Mello.
Segundo uma fonte no governo gaúcho, a Gol quer mesmo manter os voos de Santa Maria e Uruguaiana para Congonhas ou Guarulhos, colocando um avião a jato (Boeing 737, de 138 lugares), mas, para isso ocorrer, será preciso resolver impasses. Para a Gol, é importante manter essas linhas regionais, pois hoje a companhia pagaria 7% de ICMS sobre a querosene de aviação no Rio Grande do Sul, e esse percentual poderá aumentar e chegar até a 12%, caso não tiver nenhum voo regional no Estado. Esse abatimento de imposto vale para todas as aeronaves abastecidas aqui no Estado e é dado como incentivo para a implantação de voos regionais – isso faz com que o Estado até arrecade mais, pois em vez de encher totalmente o tanque em São Paulo ou outro Estado, as companhias deixam para fazer isso em Porto Alegre ou outras cidades gaúchas, onde a querosene sai mais barato.
Quanto mais viagens para cidades médias e pequenas e mais acentos disponíveis, menor é o ICMS a ser pago. No caso da Azul, o percentual seria de 4% a 4,5%, enquanto a Latam paga hoje 12% no Estado. Porém, com a parceria de voos regionais com a VoePass, a partir de 9 de maio, a Latam poderá pedir também redução do ICMS na querosene de aviação.
Teste da pista
No caso de Santa Maria, a pista da Base Aérea só tem autorização para receber 60 voos de Boeings por ano, mas haverá uma tentativa de pedir uma autorização temporária, nem que seja por dois a três meses, para ao menos três voos semanais de Santa Maria para São Paulo. Para isso, será preciso articulação política para convencer a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a Gol opere com os Boeing em Santa Maria enquanto não é feito um estudo atualizado da capacidade da pista. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, a prefeitura já está contratando esse novo estudo, que pode ficar pronto em dois a três meses.Já no caso de Uruguaiana, o principal empecilho é que será preciso construir um trecho na cabeceira, para permitir que o Boeing faça o retorno. A vantagem é que, na cidade da fronteira, o aeroporto é administrado pela CCR, numa concessão pública, o que pode agilizar obras.
Boeing aqui: só vendo para crer
Temos de esperar para ver se realmente esse plano da Gol vai vingar, de ter Boeing fazendo a linha Santa Maria-São Paulo a partir de 9 de maio ou logo depois. Tomara que dê certo.
Azul segue fiel a Santa Maria
O voo da Azul, de Santa Maria a Porto Alegre, segue firme, nos sete dias da semana, saindo 15h50min da Capital e chegando às 16h55min. De Santa Maria, decola às 17h35min e chega às 18h25min na Capital.
Relembrando: Latam e VoePass juntas
Na última segunda, a Latam Airlines anunciou ampliação da parceria com a VoePass Linhas Aéreas, que deixará de voar em acordo com a Gol, de Santa Maria a Congonhas, em 7 de maio – esse voo tinha iniciado em 1º de novembro passado, reconectando Santa Maria a São Paulo após de 19 anos.
A partir de 9 de maio, a VoePass vai operar voos para a Latam, mas de Santa Maria a Porto Alegre, às terças, quintas, sábados e domingos. O avião sai 12h30min da Capital e chega 13h30min aqui. A viagem de volta decola às 14h e chega em Porto Alegre às 15h, permitindo que o passageiro pegue outros voos de conexão para capitais e cidades brasileiras e até do Exterior. O horário é melhor do que o da Azul.